Fique informado com as nossas últimas notícias.

Empresa de fast-food que furou poço ilegalmente tem recurso negado

Campinas: após recurso da Defensoria, TJ suspende audiência de conciliação a pedido de vítima de violência doméstica

Coordenadoria da Infância e Juventude promove passeio cultural

2ª Câmara Criminal nega recurso a acusado de aplicar golpe em ferro velho

leia mais
 
 
 
 
 
 

Justiça determina que planos de saúde não podem limitar sessões de psicoterapia

Justiça determina que planos de saúde não podem limitar sessões de psicoterapia

A Justiça Federal determinou que os planos de saúde em todo o Brasil disponibilizem número ilimitado de sessões de psicoterapia para seus clientes após ação do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF). A decisão anula parte da Resolução 387/2015 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelecia a obrigatoriedade dos convênios de arcar com 18 atendimentos por ano para tratamento de síndromes e transtornos psicológicos. A sentença foi proferida em 10 de maio, mas o MPF só foi notificado de seu teor na última semana de junho.

A 25ª Vara Cível da capital paulista acolheu os argumentos do MPF e destacou que a norma editada pelo órgão contraria tanto a Constituição Federal quanto as leis que regulamentam o setor. Segundo o MPF, um exemplo é a Lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos de saúde e fixa como regra a inexistência de limite para a cobertura assistencial. Entre as exceções estão procedimentos específicos como tratamentos experimentais, inseminação artificial e procedimentos odontológicos, mas o texto não trata sobre psicoterapia.

“Chega a ser, não diria cínico, mas, ao menos, ingênuo o argumento de que o limite estabelecido é o mínimo de sessões de psicoterapia que a operadora do plano de saúde está obrigada a oferecer, podendo ela oferecer mais que esse limite”, acrescentou o juiz federal Djalma Moreira Gomes ao tratar da justificativa que a ANS apresentou. “A experiência revela que isso não acontece na prática. As operadoras fazem [no máximo] aquilo que o órgão regulador/fiscalizador lhes impõe, o que é compreensível até em razão de questões de custos e de mercado.”

Com a anulação da restrição aos atendimentos em psicoterapia, a sentença da Justiça determina que a cobertura dos planos corresponda ao número de sessões prescritas pelo profissional de saúde responsável.

A decisão judicial é resultado de uma ação civil pública do MPF proposta no ano passado. O procurador da República Luiz Costa, autor do procedimento, destacou que, além de ilegal, a norma da ANS é inconstitucional por afrontar o direito social à saúde e ir de encontro às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o MPF, “ao indicar um número máximo de sessões por ano, a ANS extrapolou seu poder regulatório e manteve em vigência uma resolução que vai além do que a legislação permite”.

Procurada pela Agência Brasil, a ANS informou que recorreu da decisão e aguarda nova decisão da Justiça sobre o recurso.

AASP - 06/07/2017
 


Publicada em 07/07/2017

Voltar

 
 
Schmidt & Advogados Associados
Avenida Paraná, 2288 - Edifício Royal Center - 3º Andar – CJ. 305/306
Bairro Bacacheri – CEP 82.510-000 - Curitiba - Paraná
Telefone: (41) 3015-8394 – Fax: (41) 3015-8392
E-mail: contato@schmidtadvogados.adv.br
Curta nosso Facebook Acesse nosso Google Plus Design by 3WF